Como investir em Marketing Contábil
Diante das mudanças que acontecem com tanta frequência no mercado, sejam em ferramentas que são desenvolvidas para tornar o dia-a-dia do empresário mais fácil e eficiente, ou mesmo em estratégias mercadológicas para aprimorar a sua gestão, o que fará a sua empresa chamar a atenção de potenciais clientes?
Esta é a pergunta que deve motivar todo empreendedor; afinal, é impossível atingir resultados satisfatórios sem haver uma preocupação legítima de como tornar a sua empresa atrativa diante de uma concorrência tão agressiva.
É fato que nenhuma empresa consegue ir muito longe enquanto a mentalidade de seu gestor for a de que ele pode fazer tudo sozinho, principalmente o que está relacionado a sua divulgação e planejamento de marketing.
Quantas e quantas vezes vemos diversos empreendedores se frustrarem porque a comunicação da sua empresa não deu certo, ou porque a sua estratégia de marketing não funcionou como deveria? Simplesmente porque ele achou que poderia fazer “do seu próprio jeito”?
Essa é somente a superfície de todo o prejuízo que um empresário pode se submeter por investir incorretamente em estratégias que podem, em último caso, prejudicar o seu negócio.
Para aqueles que exercem cargo de liderança no mercado contábil não é diferente; aliás, talvez o cenário seja ainda pior: devido a imagem que os gestores contábeis possuem das chamadas “contabilidades digitais”, muitos preferem abster-se de arriscar expor a sua contabilidade na internet e ser confundido com uma delas.
Convenhamos, isso não faz nenhum sentido, principalmente se for considerar todo o potencial que é possível atingir através de uma estratégia assertiva em marketing digital.
Esse medo é o que têm levado as contabilidades digitais a crescerem com tanta velocidade.
A Contabilizei, por exemplo, entendeu o potencial que a internet oferece para levar a sua marca mais longe e, consequentemente, conquistar novos clientes. Ela soube como investir corretamente os seus recursos e hoje colhe os frutos disso.
Ok, este é um lado da moeda. Existe outro tão ruim quanto.
Muitos empresários contábeis sequer têm ideia da necessidade de uma estratégia de marketing para a sua empresa, ou simplesmente não fazem questão de saber disso. Acreditam que bastam as indicações de clientes para aumentarem seu ticket.
Obviamente, isso limita a sua competitividade e, consequentemente, os resultados não chegam.
Por isso, falaremos sobre a importância de um marketing contábil e como isso transformará a forma como você conquistará novos clientes e elevar a competitividade da sua contabilidade.
Investir é importante
Quando se fala em investimento, muitos pensam que significa arcar com altos valores esperando um retorno, pelo menos, maior do que o valor que aquele que foi destinado para essa função.
O ponto é que não necessariamente você, como gestor, precisa separar um alto montante do seu orçamento para garantir uma estratégia de marketing eficiente. O que é de fato importante é saber como e onde investir.
Significa que você deve procurar uma forma de fazer mais com menos.
Entretanto, antes de tomar esse passo, é necessário tomar algumas precauções.
Procure estabelecer os seguintes pontos da sua empresa contábil:
- Missão: o PORQUÊ da sua empresa existir e o problema que ela resolve
- Visão: O objetivo da sua empresa e como chegará lá
- Valores: Os pilares que caracterizam a sua empresa
Esse será o norte para que seja possível desenvolver o planejamento mais adequado de acordo com o perfil da sua contabilidade.
Uma vez que você já definiu esses tópicos, você precisa de alguém que coloque a mão na massa e possa dar prosseguimento a estratégia de marketing da sua empresa.
A importância de uma empresa especializada
É fundamental que se contrate uma empresa especializada que tenha a expertise para efetuar todo o processo de marketing para a sua empresa contábil.
Essa empresa será responsável por apresentar quais ferramentas serão mais efetivas para alcançar o seu público-alvo, bem como os comportamentos de mercado que afetam diretamente a decisão de compra desse público.
Como esse é um processo que demanda um cuidado específico, até porque trata-se de como o seu investimento em marketing levará a sua empresa até esses clientes, não se pode deixar nas mãos de qualquer tipo de profissional.
Empresários contábeis se enganam quando pensam que basta contratar um estagiário para dar conta de uma responsabilidade como essa.
Quem opta por seguir essa opção, além do prejuízo em um investimento que, por certo, trará pouco ou nenhum retorno, ainda precisará arcar com os custos de contratação deste profissional.
A agência ou a empresa de marketing que ficará responsável por conduzir o seu planejamento têm propriedade para utilizar as informações e pesquisas do mercado para tornar sua contabilidade relevante no meio digital, pois a análise é realizada através de dados consistentes que mostram aquilo que dá certo e aquilo que não dá.
Empresários que mais crescem são os que investem em marketing contábil
Você já deve ter escutado histórias de contabilidades que começaram a crescer exponencialmente um pouco tempo, inclusive contabilidades novas, que talvez tenham menos de 5 anos.
O que levou essas empresas a alcançarem esse crescimento? Qual foi a estratégia usada pelos gestores contábeis?
Eles entenderam que não adianta nadar contra a maré.
Hoje, praticamente TUDO é feito pela internet. Ficar fora dela é sinônimo de ser “carta fora do baralho” no mercado. Estes empreendedores notaram isso e, por isso mesmo, procuraram uma forma de abocanhar clientes que também estão na internet.
Isso só foi possível porque eles entenderam que, com o marketing contábil, eles poderiam fazer a sua empresa chegar até esses clientes, e graças a uma boa estratégia, sua empresa foi encontrada por diversos empresários que procuravam por uma contabilidade que entregasse aquilo que estavam procurando.
Ou seja, empresas de contabilidade que investem em marketing contábil fecham mais contratos.
Muitos ficam perguntando qual é o segredo das grandes contabilidades para crescer tanto em tão pouco tempo.
Não existe segredo nenhum. É somente não se acomodar pensando que somente a “tradição” ou “ter um nome conhecido no mercado” é suficiente para aumentar a sua carteira.
Você já parou para pensar quantos clientes você está perdendo neste momento por não investir em marketing contábil?
Sua empresa precisa de uma máquina de vendas
O marketing contábil está diretamente conectado a uma máquina de vendas. O que quero dizer com isso?
Não adianta a sua contabilidade ter um desempenho excelente nas plataformas digitais e, do outro lado, você não ter uma equipe de vendas que dê prosseguimento a captação dos clientes que são alcançados.
Esse processo é de extrema necessidade para que você consiga converter mais clientes ao seu negócio e, assim, aumentar o seu ticket médio.
Os vendedores serão responsáveis por aprofundar aquilo que já foi apresentado na internet os seu público em potencial.
Eles serão o fio condutor que transformarão uma oportunidade em um contrato fechado para a sua empresa.
Deixa eu te falar uma coisa: se você ainda não têm uma equipe comercial que faça esse “meio de campo” entre a sua empresa e seus clientes, você já ficou para trás.
O marketing contábil será responsável por encontrar os clientes que melhor se enquadram para a sua empresa, enquanto o vendedor será aquele que irá convencer que a sua empresa é a certa para esses clientes.
Ignorar essa parte do processo é um risco que você não pode correr se você deseja alcançar resultados consistentes e que farão o seu escritório contábil crescer.
Concorra com a Contabilizei e com muitas outras contabilidades
As mudanças chegaram, e o marketing contábil é a estratégia que faz total diferença no crescimento das contabilidades.
Isso é um fato que não dá para negar.
Por isso, diante desses argumentos, eu pergunto a você:
Quer concorrer de frente com a Contabilizei e diversas outras contabilidades digitais?
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua empresa.
O marketing contábil veio para empresas de todos os tamanhos, e cabe a você, como empreendedor, gestor e empresário, investir no crescimento da sua empresa contábil.
Enquanto você não concordar com isso, as outras contabilidades continuarão crescendo a aumentando a sua relevância dentro do mercado.
Veja a sua empresa alcançar resultados incríveis, que farão clientes chegarem até você. O seu tempo e seu dinheiro é valioso, e devem ser investidos naquilo que leva o seu negócio para outro patamar.
Nos vemos por aí.
1 comentário
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Artigo muito pertinente.