Como criamos sites eficientes e que geram resultados?

Empresário contábil, você pode dizer, com 100% de certeza, que o seu site é eficiente?

Uma preocupação que existe na mente de todo empreendedor é a de como ele pode potencializar aquilo que sua marca oferece para o maior número de pessoas possível.

Um site próprio é de extrema importância para qualquer empresa que queria atingir resultados consistentes…

Pois ele é a porta de entrada para que o seu consumidor potencial te conheça e saiba mais sobre as características do seu serviço ou produto.

Entretanto, com a “facilidade” fornecida por redes sociais como o Facebook, por exemplo, muitos têm procurado o caminho mais fácil e deixado de lado a importância de ter uma página própria na rede mundial de computadores.

Esse é o motivo de muitas empresas não conseguirem atingir o desempenho necessário perto de seus concorrentes e principalmente em sua relevância dentro da internet. 

No mercado contábil não é diferente. 

Se o empresário de contabilidade não consegue enxergar a importância de ter um site para a sua própria empresa…

Existe a possibilidade muito grande de um provável cliente fechar negócio com o seu concorrente.

Porém, existe o outro lado: 

Boa parte das empresas no mercado, inclusive contábeis, já possuem um site próprio.

Entretanto, esse mesmo site não traz os resultados esperados para o negócio. Nesse caso, o que fazer?

Confira conosco e veja abaixo quais são os fatores fundamentais que tornam um site eficiente na prática, que atinge um alcance satisfatório de público e que atrai chances reais de venda para o seu negócio.

Arquitetura da informação: sua importância para um site eficiente

Você já ouviu falar sobre a arquitetura da informação?

Este é um conceito que têm como princípio fundamental o de facilitar ao máximo a experiência de um usuário dentro de um site. 

Mas como funciona de fato?

Digamos que você precise marcar uma consulta de rotina e a clínica possua uma página na internet. 

Você acessa essa página mas não consegue encontrar de jeito nenhum o botão que irá te direcionar para a página de marcar consultas. 

O único link que você localiza é o de contato, ainda assim com muita dificuldade, isso após ter passado um tempo considerável na página.

Quão insatisfeito você ficaria com essa experiência? 

Uma informação que deveria ser simples e de fácil localização irá se tornar em um estresse desnecessário. 

E isso faz toda a diferença para tornar um site eficiente de verdade!

Pode ser, inclusive, que você desista de marcar a consulta ou até mesmo mude de plano de saúde para uma empresa que consiga oferecer um serviço de maior qualidade pela internet.

Se fôssemos aplicar essa ilustração para a sua página hoje, será que ela se enquadraria dentro do mesmo perfil da clínica acima? 

Pode ser que você esteja deixando, agora mesmo, de efetivar uma venda ou fechar um contrato simplesmente porque a sua página não consegue oferecer uma navegação de forma satisfatória ao seu cliente potencial. 

Ou seja, sua página deixou de ser uma ferramenta de negócio e virou um custo que só traz prejuízo para a sua empresa.

A arquitetura da informação surge para organizar as informações dentro de um site e torná-las compreensíveis ao usuário final. 

Ou seja…

Ela irá conduzir as pessoas de forma que elas consigam encontrar aquilo que estão procurando da forma mais prática e clara possível.

Infelizmente, existe certa resistência da parte de empresários, tomadores de decisão e gestores contábeis quanto à real necessidade da arquitetura da informação em suas páginas. 

Entretanto, enquanto houver esse tipo de mentalidade, o potencial verdadeiro de alcance e conversão de vendas nunca será atingido…

Pois a ineficiência de suas páginas será um gatilho para levar o público a obterem os serviços e produtos de outra empresa.

Um site eficiente responde as dúvidas do seu lead

Um site eficiente é projetado de forma que responda a questões importantes do seu cliente em potencial, ou seja, do seu lead…

Caso contrário, ele não ficará por muito tempo em sua página e procurará por outra que o atenda adequadamente.

Ninguém gosta de chegar em um lugar com a intenção de comprar algo e sair com mais dúvidas do que respostas. 

Você não lê um manual de instrução de um equipamento esperando que ele te deixe mais confuso sobre a sua utilização do que atenda suas dúvidas de como utilizá-lo.

A possibilidade de deixar um cliente em potencial com dúvida sobre o serviço que a sua empresa entrega é um fator que pode levá-lo a desistir de fechar negócio com você.

Por isso, deve haver um esforço no que diz respeito em deixar as informações mais claras possíveis em sua página…

Para que esse cliente em potencial consiga entender tudo o que a sua empresa contábil faz sem necessariamente contar com o auxílio de terceiros para isso.

A sua página é como a vitrine de uma loja, onde seu cliente irá enxergar tudo aquilo que está sendo vendido…

Bem como as condições de pagamento do produto ou do serviço oferecido. 

Com base nessas informações, ele decidirá ou não se dará prosseguimento no processo de venda. 

Gestor contábil, se o seu site não consegue sequer ser uma vitrine que apresente para seus clientes o seu principal produto, que é fechar negócio contigo, ela não está servindo para nada. 

Além disso, é essencial que a sua página esteja extremamente alinhada com a sua identidade de marca.

Assim, basta o seu lead bater o olho para saber com qual empresa ele está tendo contato.

Já pensou se você usar cores e formas que não têm a ver com a sua identidade visual? 

Isso pode levar seu lead a se confundir com outra empresa. Tenho certeza que você não quer se arriscar dessa forma.

O McDonalds não usaria as cores do Burger King, e vice-versa. 

Por isso, é preciso muita atenção aos detalhes, pois eles de fato fazem a diferença na experiência do usuário em qualquer página. 

Um site eficiente não deixa isso passar de forma alguma.

Mobile antes de tudo

O acesso a internet hoje acontece, majoritariamente, pelo celular. 

Portanto, não adianta ter um site completamente funcional para computador e ignorar (ou esquecer) que a maioria das pessoas irão conhecer o site da sua empresa pelo smartphone.

A navegação mobile, na verdade, deve ser a prioridade ao pensar como o seu cliente terá acesso ao seu negócio.

Esse é outro fator crucial para um site eficiente.

Lembre-se disso: a experiência que o seu lead tiver com o seu site pelo celular será aquilo que definirá se ele quer conhecer mais sobre a sua empresa ou não.

Isso significa que as informações mais importantes precisam estar organizadas de forma intuitiva, para que não haja dificuldades na navegação, pois isso implicará positiva ou negativamente na conversão desse lead para a sua empresa.

Você fecharia uma compra em um site que não funcionasse no seu celular? Certamente você procuraria por outra opção.

Esse é o risco a que você está sujeito se o seu site não atender os requisitos mínimos para que seu cliente acesse sua página confortavelmente pelo seu aparelho móvel.

Abrir mão do mobile é abrir mão de fechar ainda mais negócios!

Seu site: investimento ou despesa?

Gestor contábil, considerando as informações citadas até aqui, fica evidente que não dá para simplesmente confiar nessas empresas que oferecem “sites baratos em poucos dias”. 

A longo prazo, o barato sairá caro.

De que adianta investir R$ 500 em uma página na internet para a sua contabilidade, se ela não trouxer nenhum retorno? É dinheiro jogado no lixo.

Isso sem contar o investimento em Google Adwords, que fica mais caro devido a “pobreza” da página desenvolvida.

Ou seja, nem podemos chamar isso de investimento. Isso é um custo, é dinheiro jogado no lixo.

É melhor investir em empresas sérias, que oferecem exatamente o que você precisa e que estão focadas em trazer crescimento ao seu negócio.

Basta ver os números que ela consegue trazer de retorno ao entregar um site eficiente, que segue à risca as práticas de arquitetura da informação, que é voltada para mobile e que atenda aos questionamentos do seu lead.

Você verá que isso sim poderá ser chamado de investimento e será o start para um nova era de eficiência em vendas em sua empresa.

A Katalyze pensa em tudo isso e sabe como colocar em prática as soluções mais eficientes e inovadoras para tornar o seu site eficiente.

Além de utilizarmos aquilo que há de melhor e mais novo no Vale do Silício em estratégias para o seu site…

Tudo o que fazemos é pautado por dados, pois os dados não dão margem para achismos. Eles dão a resposta.

Não aposte suas fichas em um lugar só

sites eficientes

No começo desse artigo, falei sobre a “facilidade” que o Facebook oferece hoje, inclusive às pequenas empresas e empreendedores, a terem sua página na plataforma.

O Facebook, sim, é uma ferramenta que deve ser usada com estratégia de marketing bem definida para alcançar possíveis clientes que estão dentro da rede social.

Entretanto, utilizar somente a sua página no Facebook como ferramenta para divulgar a sua empresa é um tiro no pé, sabe por quê?

Pense no Facebook como um conhecido que te deixa “viver de favor”. 

Ele te dá certa liberdade, mas pode mudar as regras a qualquer momento, sem o seu consentimento.

Ou seja: ele pode acabar com a sua página da noite para o dia sem te avisar.

Outro fator importante que pode prejudicar a sua página é a redução de alcance dentro da plataforma. 

Isso significa que você fica à mercê do que a ferramenta pode fazer por você. Você não têm autonomia e nem o controle total da sua página lá dentro.

Isso corrobora ainda mais a necessidade de ter um site próprio, pois nela você pode fazer as alterações que considerar importante, ter a liberdade de instalar os plugins necessários para a mensuração de resultados e leads e diversas outras coisas sem ter que esperar uma outra empresa agir por você.

Não corra o risco de colocar todos os ovos na mesma cesta. 

O seu site precisa ser uma ferramenta de negócio, que aumentará o seu número de clientes e a sua receita.

Ela deve trazer lucratividade, e não prejuízo.

Isso é só o começo!

Tudo isso que falamos é fundamental para que seu site seja cada vez mais eficiente gere os resultados que você, gestor contábil, espera para a sua contabilidade.

Mas tudo o que falamos é somente o básico… Estamos arranhando somente a superfície.

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